Pesquisa em Reflexoterapia

Docentes e Discentes

X

Dor lombar

 

Se você é docente ou discente da área da saúde e apresenta:

1) DOR LOMBAR AGUDA (aquela que teve início súbito e não ultrapassou 40 dias);

2) Não apresenta lesões, processos inflamatórios ou infecciosos nos pés e;

3) Não participa de tratamentos ou outras pesquisas para alívio da dor;

Você pode participar da nossa pesquisa!

Será um prazer recebê-lo e ficaremos muito gratos pela sua participação.

O objetivo de nossa pesquisa é:

Analisar o resultado da aplicação da Reflexoterapia e Auriculoterapia no alívio da dor lombar aguda inespecífica em docentes e discentes da área da saúde.

Procedimento da pesquisa

Você participará de 3 encontros que envolvem preenchimento de questionários e aplicação de Reflexoterapia podal e Auriculoterapia nos dois primeiros encontros, sendo no terceiros apenas breve preenchimento de  questionário final da pesquisa. Apesar de ambas as técnicas se caracterizarem como procedimentos não invasivo e não medicamentoso, a pesquisa prevê riscos considerados mínimos, de acordo com a Resolução CNS 466/12, sendo estes:

a) leve desconforto e/ou sensibilidade na área reflexa durante a manipulação e execução das manobras nos pés;

b) cansaço e ou aborrecimento ao responder os instrumentos específicos da pesquisa;

c) constrangimento por expor os pés devido ao odor ou apresentação do mesmo;

d) constrangimento por eventuais evocações de emoções ou memórias durante os procedimentos da pesquisa.

Contudo, cabe ressaltar que haverá por parte das pesquisadoras o comprometimento em garantir a redução dos riscos e desconfortos apontados anteriormente. Para tanto estamos dispostas a ouvi-lo sempre que desejado, interromper os procedimentos a serem realizados aguardando o seu desejo em continuá-lo ou não. Outro risco é a possibilidade da quebra de sigilo sobre os dados da pesquisa, mesmo que remota, involuntária e não intencional. Caso isso venha a ocorrer, esta situação será tratada nos termos da lei.

A pesquisa contempla três grupos de intervenção, dentre os quais todos serão submetidos às intervenções na orelha (Auriculoterapia) e nos pés (Reflexoterapia), porém com características de estímulos diferente de acordo com o grupo que você será alocado. A alocação nos grupos será aleatória. É importante esclarecer que você será submetido a um sorteio que determinará em que grupo você será incluído.

Caso aceite participar da pesquisa, você será convidada a participar de 3 encontros, sendo 2 sessões de atendimentos tendo cada sessão 2 momentos e uma sessão de final para preenchimento dos questionários. Na primeira sessão e primeiro momento, você responderá ao questionário com dados pessoais (sócio-demográfico) e ao Questionário para dor lombar. Como segundo momento, após responder os questionários, será encaminhado para o atendimento. Antes de iniciar a prática, receberá uma escala visual de dor (EVA) para fazer a marcação de seu nível de dor e logo após submetido a prática de Reflexoterapia e Auriculoterapia  para o tratamento de dor lombar, que levará em média 20 a 30 minutos a sessão. Ao final da sessão receberá novamente e escala de dor para fazer a marcação de seu nível de dor após intervenção. O tempo de duração total entre responder os questionário e receber a prática de Reflexoterapia, neste primeiro encontro será de 30 minutos. A segunda sessão de intervenção ocorrerá sete  (7) dias após a primeira. Inicialmente, receberá escala visual e analógica da dor (EVA) para fazer a marcação de seu nível de dor antes da intervenção bem como após a técnica. Sete (7) dias após a última sessão, os pesquisadores irão ao seu encontro e será solicitado o preenchimento do questionário para dor lombar, com previsão de no máximo 5 minutos do seu tempo. Os horários de atendimento serão agendados semanalmente e será respeitada a sua disponibilidade de tempo e horários de aula.

A pesquisa ocorrerá na sala dos professores (segunda-feira em período integral, exclusivamente para atendimento aos docentes) e no centro de Práticas Naturais/ Clínica Naturológica (terça-feira – matutino e   e quarta-feira para atendimento dos discentes e docentes).

Local da pesquisa: sala dos professores e Clínica Naturológica (CPN/ CN)

Horário: 

2ª das 07:30 às 22:00 para os docentes – faça seu agendamento.

3ª feiras das 09h às 12 –  para docentes e discentes  na clínica (CPN/CN) – faça seu agendamento.

4ª feiras das 13h às 17 hs –  para docentes e discentes  na clínica-(CPN/CN) – faça seu agendamento.

Entre em contato através dos endereços abaixo:

Fone/WhatsApp: 48 – 9 8422 – 3114

gracielamendoncamedeiros@gmail.com

Acesso antecipado aos documentos da pesquisa

Caso você tenha interesse em receber os documentos da pesquisa (termo de consentimento livre esclarecido – TCLE, questionário para dor lombar e questionário de características sócio demográficas) antes do seu agendamento mande uma mensagem de solicitação nos contatos descritos acima.


Profissionais pesquisadores e colaboradores:

Professora Orientadora:Doutora Enfa. Grace T. Dal Sasso.
Doutoranda Enfa. Graciela Mendonça da Silva de Medeiros.
Colaboradores discentes: Adilson Godói, Gisele Chagas, Ranieri Amaral. Colaboradora docente: Isadora Ferrante Boscoli.